top of page
  • Sandrinha Lesbaupin

Infinito de Carreira


“Será que o caminho que eu estou seguindo é o caminho que eu quero para a minha vida/carreira?”

Você deve ser fazer essa pergunta de tempos em tempos. Não por falta de discernimento e metas em relação ao seu percurso profissional, mas porque o planejamento de carreira é constante.

Por mais detalhado e cuidadoso que tenha sido o traçado de suas metas e objetivos em relação aos seus anseios pessoais e profissionais, ele deve ser revisto de tempos em tempos. Por que? Porque você mudou de quando programou aqueles caminhos para hoje. Porque o mundo mudou, e alguns projetos podem não mais fazer sentido (ou precisarem de ajustes). Porque seus contatos mudaram, e talvez você possa tomar atalhos para seus objetivos. E, em última instância, porque seus desejos e necessidades podem ter mudado - e o percurso precisa ser revisado para garantir que esteja de acordo.

Ainda temos a herança do mito da “carreira certa”. Muitos clientes me procuram porque se sentem infelizes em seus empregos atuais (a empresa, o cargo, a área, ou o chefe não os satisfazem) e almejam o emprego ideal. Esse desejo pelo emprego perfeito pode ser extremamente paralisante. Lembre-se que a concepção de ideal deve vir acompanhada de duas outras informações: para quem e quando.

A noção de emprego ideal para quem já está mais ou menos difundida pois vem sendo bastante discutida entre Orientadores de Carreira. Um ótimo emprego para o meu cunhado muito provavelmente não é um ótimo emprego para mim.

A noção de emprego ideal quando, porém, ainda parece ser uma novidade no mundo corporativo. Esquecemos que estamos em mudança o tempo todo. Nossas necessidades mudam, nossos desejos mudam e nossos temores mudam ao longo da vida. E por isso é necessário revisitar seu projeto profissional e avaliar se ele continua fazendo sentido, se continua atendendo ao que é ideal para você nesse momento.

Conheci Tiago Fabel recentemente. Fundador de uma escola de Desenvolvimento, ele se refere a planejamento de carreira como Infinito de Carreira. Infinito porque não termina. Infinito justamente por ser constante, por precisar ser revisto periodicamente. Adorei essa concepção!

A cada processo de Orientação Profissional e de Carreira (acompanhado ou não por um profissional), você busca, em primeiro lugar, identificar quem você é e quais são suas necessidades e desejos naquele momento. É a etapa de autoconhecimento. Em seguida, você determina suas metas e objetivos profissionais e pessoais para curto, médio e longo prazo e faz um planejamento para atingi-los. Você, então, passa a agir na direção traçada e começa a se desenvolver. Pouco a pouco, à medida que as metas vão sendo alcançadas, sua evolução vai tomando corpo e você vai mudando - como pessoa e como profissional. E então, essa nova pessoa que você se tornou precisa de um novo olhar sobre si mesma - e com isso você está de volta ao início do processo. Entendeu o Infinito?

autoconhecimento - definição de metas - planejamento - ação - evolução


646 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page