top of page
  • Sandrinha Lesbaupin

A Avaliação de Desempenho


Sabia que a chata da Avaliação de Desempenho que sua empresa realiza anualmente é benéfica para você e sua carreira?

O principal objetivo da avaliação de desempenho é permitir que o funcionário conheça sua real situação dentro da empresa, em termos de desenvolvimento e perspectivas. Eu sei, nem sempre os gestores deixam esses objetivos claros... Mas, se você tiver intenção no que pode ganhar com essas avaliações, pode você mesmo buscar por esse tipo de essas resposta.

A avaliação de desempenho oferece com clareza o que seu empregador espera de você (em termos técnicos e comportamentais) e as possibilidades e perspectivas de promoção dentro da organização. Assim, você pode ser mais crítico e analítico a respeito de sua própria carreira. Em outras palavras, você pode decidir se tem (ou quer) ofercer aquilo que seu empregador espera de você.

Os objetivos secundários de uma avaliação de desempenho são também benéficos para você. Entenda:

1. Manter atualizado o plano de desenvolvimewnto individual (ou, o que precisa ser desenvolvido). Quaisquer que sejam as recomendações advindas da sua avaliação de desempenho, você pode avaliar se te interessam ou não -por exemplo, aprimorar o inglês para uma carreira internacional; desenvolver tecnincas de liderança para se tornar um líder; melhorar as relações pessoais para mudança de setor. E assim por diante. Caso a empresa não te ofereça o desenvolvimento das habilidades que ela requer, você pode decidir se quer aprimirá-las por conta própria - para sua carreira nessa ou em outra organização.

2. Contemplar informações que vão além do julgamento do líder. Sabe aquele gestor que "não vai com a sua cara". Uma avaliação de desempenho bem feita vai muito além disso, e fortelece suas competências e habilidades também perante outros setores, departamentos e líderes da mesma organização.

3. Permite o acompanhamento dos objetivos e metas e suas respectivas revisões. A meta organizacional nunca é atingida. Será que o funcionário é ruim ou a meta é irreal? Mais uma vez, uma boa avaliação de desempenho garante que você não seja julgado por erros extermos a você e ao seu trabalho.

4. Por fim, por meio das avaliações de desempenho, as organizações praticam o feedback constante. Algo essencial para o desenvovimento profissional e para o estabelecimento de metas e objetivos de carreira (aquele que você deve estar fazendo continuamente a respeito da sua!).

Fica a dica!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page