5 Passos para uma

Escolha Profissional Consciente

A missão da TransformAção é proporcionar a sua melhor escolha profissional.

 

Uma escolha profissional consciente é essencial para a realização pessoal. Para te ajudar a fazer essa escolha tão complexa, dividimos didaticamente o processo em 5 etapas. Cada etapa responderá questões fundamentais para a sua tomada de decisão.

 

Lembre-se que esta jornada não acontece em um dia. Recomendamos que você salve este link para poder realizar as etapas no seu ritmo.

 

Vamos começar?

Passo 1

DESCUBRA SEUS TALENTOS

Quem é você? O que você gosta de fazer? Quais são suas habilidades e quais são suas dificuldades?  Autoconhecimento é o primeiro e grande passo para uma escolha profissional consciente. Conhecendo a si mesmo você é capaz de avaliar se uma profissão vai ou não te trazer satisfação e realização.

Passo 2

iDENTIFIQUE SEUS VALORES

Quais valores são essenciais para você? Quais princípios você não abriria mão em hipótese alguma? Ter clareza de seus próprios valores e princípios, e ser capaz de elencá-los, é importante na definição de uma profissão. Há carreiras que não são indicadas para quem tem determinados valores, assim como outras combinam muito bem com quem tem certos princípios.

Passo 3

DEFINA SEUS OBJETIVOS PROFISSIONAIS

Quais são suas expectativas profissionais? O que você deseja para si mesmo daqui 5, 10, 20 anos? O que é mais importante para você: ter reconhecimento social ou trabalhar com o que você gosta? A Definição de um projeto de Futuro implica em responder a estas questões e outras mais, e é um importante elemento para a escolha profissional consciente.

Passo 4

CONHEÇA AS PROFISSÕES

Você sabe quais cursos universitários estão disponíveis nas universidades brasileiras? Você conhece as possibilidades de carreira (trajetória profissional) para os profissionais formados nas áreas do seu interesse? Uma boa escolha precisa de informação. Portanto, certifique-se de ter Informações sobre as Profissões antes de tomar qualquer decisão. Pesquise, leia, converse!

Passo 5

CONHEÇA AS FACULDADES

Carreira definida, então é hora de partir para a definição da Instituição onde cursar a profissão escolhida. Parece pouco importante, mas não é. Provavelmente, só no Brasil há mais de uma dezena de instituições oferecendo o curso que você escolheu. E outras dezenas fora do país. E todas elas são diferentes entre si. O mesmo curso pode ter um viés muito diferente, dependendo da instituição. Como escolher a melhor faculdade/universidade para você? Quais critérios levar em conta nessa decisão?

A maioria das pessoas precisa de ajuda para responder estas perguntas. Não deixe de conversar com conhecidos e profissionais das áreas de seu interesse. Também é comum a contratação de serviços especializados em Orientação Profissional e de Carreira para dar mais segurança e assertividade às suas decisões. A ajuda de um orientador profissional pode ser a diferença entre uma escolha e a escolha certa.

 

Em caso de dúvida com relação ao processo acima, contate-nos clicando aqui.

Nós podemos te ajudar a fazer a escolha certa!

Jogada de Bowling
1_Primary_logo_símbolo.jpg