Mulher Visão de Negócio

"Uma carreira bem sucedida nasceu de um Projeto de Futuro.. Defina o seu, e então estabelceça as metas nescessárias para chegar lá.".​" 

 

Sandrinha Lesbaupin

Defina seus Objetivos Profissionais

Identificar seus objetivos profissionais é uma forma de definir seu projeto de futuro. O que você quer para si mesmo em termos de carreira? Como você espera que seja seu dia-a-dia profissional?

 

Para te ajudar a responder essas perguntas, sugiro que você separe o universo profissional em cinco categorias - e então liste aquilo que você deseja em cada uma delas. Assim:

 

a) Conteúdos ou Objetos de trabalho - diz respeito àquilo com o que você gostaria de trabalhar. Por exemplo: Saúde/ doença, Games, Cartões de crédito, Alimentos, Computadores, Gráficos, Crianças, Jornais, Ideias, Animais domésticos, Idiomas, Mecânica, Esportes, etc.

 

b) Atividades de trabalho - são as ações que você gostaria de executar no seu cotidiano de trabalho. Por exemplo: Produzir, Fotografar, Orientar, Contatos individuais, Relações de ajuda, Consertar, Construir, Resolver problemas, Filmar, Entrevistar, Vender/ negociar, Enfrentar desafios, Atividades rotineiras, etc.

 

c) Rotina de trabalho - diz respeito à prática, ao como e quando trabalhar. Por exemplo: Viajar com frequência, Trabalhar à distância, Horário irregular, Trabalhar o mínimo possível, Período integral, etc

 

d) Ambiente de trabalho - em que tipo de local você gostaria de trabalhar? Quais são os ambientes que te interessam? Por exemplo: Ambiente tranquilo, Ambiente externo (ar livre), Ambiente interno (fechado), Cidade no exterior, Cidade grande, Escolas, Ambiente informal, Ambiente agitado, Empresas privadas, Hotéis, Indústrias, etc.

 

e) Retornos do trabalho - o que você espera receber com o seu trabalho? O que você quer gerar e ter de volta a partir da sua atividade profissional? Por exemplo: Aprendizagem, Estabilidade financeira, Liberdade, Igualdade social, Competição, Autonomia, Acúmulo de bens, etc.

 

Agora, priorize essas categorias, refletindo para si mesmo o que é mais importante no seu projeto de futuro: os retornos do trabalho ou o ambiente? Os objetos de trabalho, ou a rotina? E Então busque profissões que se encaixem nos seus critérios, levando em conta o que é fundamental e o que é, digamos, negociável nas suas expectativas de carreira. 

 

Lembre-se, escolher implica em abrir mão daquilo que não foi escolhido. Dificilmente você encontrará uma profissão que inclua todos os objetos com os quais você gosta de trabalhar, todos os ambientes, todos os retornos e assim por diante. A melhor profissão é aquela que atender a mais aspectos e, principalmente, aos aspectos essenciais para você.   

WhatsApp.png