Os 5 Melhores Testes Vocacionais Grátis da Internet

Você já pesquisou sobre orientação vocacional na Internet? Tem muuuita coisa - e muita bobagem também! Portanto, cuidado com a interpretação dos resultados. Jamais os tome como verdade absoluta. Seja crítico, reflita se aquilo que “deu” no teste realmente tem a ver com você. Afinal, quem decide é você! O ideal, é a discussão posterior dos resultados do teste com um profissional.

 

Lembre-se, também, que os testes online são bem diferentes dos testes aplicados por um profissional e não os substituem!

1) Teste Vocacional do Quero Bolsa

Este teste foi desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner. A partir de suas habilidades, o teste sugere 6 profissões ideias para você. É simples e intuitivo, mas é importante atenção ao realizá-lo.

  • Tempo de realização do teste: 5 minutos

 

  • Ponto positivo: indica profissões a seguir a partir das suas habilidades, e deixa claro quais são os resultados do teste no gráfico que aparece logo no início da tela de resultados. Também sugere profissões de áreas distintas, o que é enriquecedor.

 

  • Ponto negativo: não faz um resumo do seu perfil profissional a partir das habilidades que o teste indica que você tem, apenas sugere as profissões.

Quero Bolsa.png
TV.Org.jpg

2) Teste Vocacional.org

 

Este teste  faz 21 perguntas e você deve optar por uma dentre as 4 opções de resposta. Elas têm o intuito de identificar traços da sua personalidade e associá-los a profissões. Ao final do teste é apresentada uma lista de cursos que se associam a esse perfil.

 

  • Tempo de realização do teste: 10 minutos

 

  • Ponto positivo: o resultado descreve brevemente seu perfil de personalidade a partir das respostas que você deu durante o teste e sugere profissões de áreas distintas, o que é enriquecedor.

  • Ponto negativo: há uma única opção de resposta para cada pergunta e, muitas vezes, nenhuma se aplica ou você concorda com duas alternativas. Além disso, não é possível voltar atrás numa resposta dada, o que exige ainda mais concentração na realização do teste.

3) 16 Personalidades

 

Trata-se de um dos nossos testes preferidos, pois traz como resultado um perfil de identidade bem detalhado.

 

  • Tempo de realização do teste: 10 minutos

 

  • Ponto positivo: dá 7 opções de gradação das respostas, o que permite melhor detalhamento de classificação. Além disso, é possível alterar a resposta antes de mudar de página. Por fim, o resultado apresenta muitas informações sobre seu perfil de personalidade, algo fundamental para se traçar um perfil profissional.

 

  • Ponto negativo: muitas perguntas estão escritas na forma negativa, o que dificulta a compreensão e o teste não sugere profissões, ele apenas descreve seu perfil - e a maioria das pessoas busca indicação de profissões num teste vocacional.

16personalities.png

4) Guia do Estudante

 

Esse teste se propõe a ajudar o vestibulando a distinguir entre humanas, exatas e biológicas. A TransformAção não concorda com esta divisão de áreas profissionais (é simplista e não abrange a maior parte das carreiras atuais), mas o resultado desse teste é interessante pois é bem mais amplo do que isso.

 

  • Tempo de realização do teste: 5 minutos

 

  • Ponto positivo: são 5 opções de respostas a cada pergunta, o que favorece a identificação com pelo menos uma delas. Além disso, o resultado apresenta uma breve descrição do seu perfil de personalidade e indica várias profissões a seguir.

 

  • Ponto negativo: Não é possível rever e alterar a resposta dada depois de clicar em uma das cinco opções. O teste também parece ser muito curto e sucinto para a profundidade do resultado.

5) DISC

Baseado na teoria do psicólogo Charles Moulton, esse teste vocacional define quatro perfis a partir de nosso estilo de liderança.

  • Tempo de realização do teste: 5 minutos

 

  • Ponto positivo: O resultado apresenta uma lista de características típicas do seu perfil de personalidade, divididas entre “limitantes” e “positivas”. Não sugere profissões a seguir, o que é interessante para um teste vocacional de internet.

  • Ponto negativo: Não é possível rever e alterar a resposta dada depois de clicar em uma das quatro opções. O resultado sugere apenas um perfil comportamental, embora confirme que somos, geralmente, compostos por mais de um.

DISC.png