• Leticia Bechara

Por onde começar a orientação profissional ?


“O autoconhecimento é essencial para vida. Quem se conhece consegue escolher com muito mais facilidade, seja sua profissão, seus parceiros afetivos, seus amigos e seu estilo de vida. Sua vida se torna mais coerente e autêntica.” Leo Fraiman

As mudanças que acontecem com os adolescentes abrangem os âmbitos físico, mental e intelectual e a cada nova experiência, um novo aprendizado.

O autoconhecimento é peça chave para começar o trabalho de orientação profissional.

Promover atividades ligadas ao autoconhecimento não se limitam a um encontro, uma sessão de terapia, uma palestra ou uma aula. É possível sim, contar com a ajuda de tudo isso, e na verdade quanto mais atividades de autoconhecimento, melhor.

O tema pode ser tratado de forma interdisciplinar abordando as questões físicas, nas aulas de ciências, biologia ou química. Pode ser tratado em forma de expressão pessoal, nas aulas de literatura e produção de texto. E deve ser tratado especialmente em momento de reflexão sobre sonhos, expectativas, planos e projetos, no que chamamos de Definição de um Projeto de Futuro.

Esse projeto consiste em ajudar o adolescente a identificar suas características pessoais, suas habilidades e competências intelectuais e seu propósito, baseando suas escolhas em sua própria percepção para a escolha profissional.

Baseado na teoria de Howard Gardner das Inteligência Múltiplas, essa ferramenta é parte fundamental do conceito de autoconhecimento na questão cognitiva. Identificar as habilidades e competências pessoais são essenciais para escolha profissional.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo