top of page
  • Sandrinha Lesbaupin

Teste vocacional: como escolher a carreira certa para o futuro?


Pensar em qual carreira escolher para o futuro implica em pensar sobre uma infinidade de cursos de graduação e instituições de ensino. O que fazer quando não se tem ao menos uma pista da profissão desejada? Escolher uma carreira, quando se tem 16 ou 17 anos, pode se transformar em um grande desafio, rodeado de incertezas, angústia e ansiedade. Na dúvida, um passao a ser dado é lançar mão de ferramentas de assessment como o teste vocacional.

Escolher uma profissão envolve autoconhecimento. Além disso, é importnate também uma pesquisa ampla sobre cursos disponíveis, mercado de trabalho e instituições de ensino. Escolher a instituição correta pode ser a grande diferença entre o início de uma carreira brilhante e a dificuldade no momento de encontrar um emprego.

Antes de escolher a carreira correta, todos os jovens deveriam aprender um pouco mais sobre si mesmos. Seus valores, interesses, habilidades e aptidões, combinadas com seu tipo de personalidade, deixam algumas profissões mais alinhadas com o vestibulando.

O uso de ferramentas de autoconhecimento como o teste vocacional, às vezes chamado de teste profissional, pode fornecer informações importantes sobre a compatibilidade do futuro universitário com alguns cursos de graduação. É válido salientar, porém, que além do teste vocacional, é fundamental que o futuro universitário realize um trabalho extra de pesquisa, visitando instituições de ensino de sua preferência, conhecendo as instalações, conversando com alunos do curso desejado e também com profissionais da área. O teste não dá nenhuma resposta por si só.

Testes vocacionais disponíveis no mercado

Existem diversos testes vocacionais online gratuitos disponíveis na internet. A abordagem usada por cada um deles difere consideravelmente. Logo, o primeiro ponto a ser levado em conta no momento da escolha de um teste é o seu grau de confiabilidade.

E cuidado com a interpretação dos resultados! Jamais tome os testes online como verdade absoluta. O ideal é a discussão posterior dos resultados do teste com um profissional, ou com alguém que te conheça bem. Os testes que eu mais gosto são aqueles que não sugerem as profissões “perfeitas” para o seu perfil, apenas indicam o seu perfil e então você vai buscar profissões que tenham a ver com esse perfil. Deu para entender a diferença? Os testes psicológicos não devem indicar profissões, mas perfis psicológicos! Quem associa o perfil à profissão é você, jovem que vai escolher sua carreira.

Confiabilidade dos testes vocacionais

Os testes vocacionais online, apesar de interessantes e ajudar muito quem está totalmente perdido, não podem ser comparados à orientação de um profissional de psicologia. Somente um psicólogo está habilitado a aplicar um Teste Vocacional reconhecido e aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia.

Qualquer avaliação psicológica constitui-se na busca sistemática de conhecimento a respeito do funcionamento psicológico das pessoas, de forma a poder orientar ações e decisões futuras.

Orientação Profissional

Se o teste vocacional ainda deixar dúvidas, o melhor caminho é recorrer ao serviço de um orientador profissional ou até mesmo de um coach de carreira. O orientador é um profissional de psicologia habilitado a ajudar seus clientes no processo de escolha de uma carreira. Somente psicólogos estão habilitados a aplicar testes vocacionais validados pelo Conselho Federal de Psicologia.

Identifique seus objetivos

Escolheu sua profissão? Fez a inscrição para o vestibular? O caminho agora é identificar seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Esse pequeno exercício permitirá que você faça escolhas mais assertivas com relação a estágio, trabalhos acadêmicos, matérias optativas, intercâmbios e outras oportunidades que surgirão ao longo da graduação.

Não perca oportunidades de interagir com pessoas que você considere brilhantes. Escolha mentores que possam orientar e acompanhar ao longo da graduação e futuramente em sua carreira.


421 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page