• Sandrinha Lesbaupin

Você sabia que o Facebook funciona através de algoritmos?


Você sabia que o Facebook funciona através de algoritmos?

Esses algoritmos identificam os tipos de publicações que interessam a cada um de nós (aquelas que você entra, as que você "abre" para ler por completo, os amigos que você curte ou comenta, etc). Assim, o próprio sistema passa a divulgar no seu feed de notícias mais publicações daquele tipo que ele identificou como sendo as do seu interesse.

Você já reparou que vê os mesmos amigos no seu feed? Ou um novo amigo, feito recentemente. Esse também aparece no seu feed, até o sistema identificar se ele te "interessa" ou não. Caso não, esse amigo também some do seu Facebook. Já percebeu isso? Em resumo, o Facebook literalmente escolhe quem você vê, com quem conversa e com qual tipo de notícia se informa.

Os algoritmos são importantes para o sistema pois garantem nossa fidelização a ele. Ninguém entraria no Facebook se encontrasse apenas publicações desinteressantes, na sua opinião. É assim que ele se diferencia dos meios de comunicação padrão, que tem um determinado estilo/ tema e atinge determinado público. O Facebook atinge a todos! Porém, os algoritmos são ruins para nós pois, na prática, interagimos com um pequeno grupo de amigos - numa rede social que supostamente aproxima as pessoas... Além disso, ficamos tendenciosos em nossas opiniões. Se você ler algo sobre culinária, por exemplo, vai receber inúmeros posts sobre esse tema. Numa época de extremismo político, isso é catastrófico. Uma única fake new pode trazer inúmeras outras para o seu feed - sem que você se dê conta disso - reforçando os extremismos. Portanto, caro amigo, quanto mais interação você tiver com as pessoas, mais amigos vão aparecer no seu feed. Comente posts de diferentes pessoas, varie o tipo de publicações que você curte, entre para ler (mesmo que não leia na íntegra) textos cujas chamadas sejam contrárias à sua opinião! Só assim você alguma chance de se libertar da bolha que o Facebook nos coloca e então, efetivamente, interagir com PESSOAS!


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo