É impossível prever o futuro, diria sua avó. Verdade. Mas é possível e importante fazer algumas projeções. Quando se trata de planejar carreiras, profissões e o mercado de trabalho, então, essas projeções se tornam ainda mais importantes. Se você é um jovem em vias de decidir qual será a sua profissão, esse artigo pode ser para você!
Com a evolução tecnológica, algumas profissões deixarão de existir e outras novas surgirão. A previsão, segundo a consultoria Boston Consulting Group, é de que até 2025, um quarto dos empregos seja substituído por softwares ou robôs, de modo que a procura por profissionais na área de tecnologia tende a crescer significativamente nos próximos anos.
Como me preparar para as profissões do futuro?
Em primeiro lugar, identificando as suas habilidades, gostos e valores. Conversar com profissionais de diferentes áreas (lembrando que suas visões são parciais, e não universais a respeito da sua carreira!) é também uma boa opção. Busque informações a respeito do conteúdo e da rotina do dia a dia de cada profissional.
Mas lembre-se, independente da área escolhida, você terá sucesso profissional se gostar do que faz e o fizer com amor, ética e respeito!
Segundo a Nethics - Educação Digital, as 11 profissões esperadas para o futuro são:
Analistas e programadores de Internet das coisas;
Cientista de Dados;
Roboticista;
Impressor 3D;
Arquiteto de novas realidades;
Designer de órgãos;
Designer de redes neurais robóticas e inteligência artificial;
Protético robótico;
Terapeuta de empatia artificial;
Engenheiro de nanorrobôs médicos;
Advogado especializado em drones e segurança cibernética.
Interessou?