• Sandra Lesbaupin

Atividades que auxiliam na Escolha Profissional - ANÁLISE SWOT


Quer escolher uma profissão e não sabe por onde começar?

A TransformAção pode te ajudar!

Fizemos uma seleção de atividades para serem feitas por você, sem custos, e que revelam informações úteis para essa escolha. Publicaremos essas atividades semanalmente, fique ligado!

Caso queira conversar com um profissional para elaborar ou entender melhor os insights que teve com alguma das atividades, entre em contato conosco. Vamos conversar com você sobre os resultados das atividades que publicamos, sem compromisso nem custo algum!

Segunda Atividade

Análise SWOT

SWOT é uma ferramenta muito usada no mundo corporativo e organizacional para tomada de decisões. Mas é também útil para o autoconhecimento. De origem inglesa, SWOT vem de forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). Vamos lá?

Comece pensando nas suas forças. O que você acredita que possui de melhor? O que faz com facilidade e os outros admiram? Quais os seus pontos fortes, suas principais forças, virtudes ou talentos? Exemplos: Sou comunicativo. Sou criativo. Me dou bem com todo mundo. Tenho facilidade em lidar com as pessoas. Sou organizado. Sou inteligente. Etc.

Em seguida, pense nas suas fraquezas. Quais pontos precisam ser melhorados em você? Quais são suas principais fraquezas ou dificuldades? O que mais o incomoda em você mesmo? O que todo mundo parece fazer melhor do que você? Exemplos: Não consigo terminar o que começo. Sou “cabeça dura”. Sou impaciente. Sou desorganizado. Etc

Na sequência, você vai refletir sobre as oportunidades que tem. Responda para si mesmo: Que oportunidades existem para você aproveitar essas forças e alcançar seus objetivos? Em que situações suas forças podem ajudar? Em que atividades elas podem contribuir? Quais as ocupações que demandam suas forças? Onde e em quais situações você acha que poderia utilizá-las? Exemplos: meu pai é de tal área e tem muitos contatos. Minha família tem recursos financeiros e pode financiar uma boa formação. Falo inglês e francês. Já tive experiência profissional em tal área, etc.

Por fim, você vai trabalhar com as ameaças. Esse é o momento de colocar em xeque a realidade e visualizar os possíveis problemas. Que ameaças existem pelas suas fraquezas? O que pode impedir que você atinja seus objetivos? Como são essas ameaças? Exemplos: Se eu não terminar bem o meu curso de Ensino Médio, eu não entrarei em uma boa universidade. Preciso me organizar melhor para dar conta dos estudos. Preciso trabalhar para ajudar com as contas em casa, por isso só posso fazer cursos no período noturno. Na minha cidade só há uma faculdade, com poucas opções de cursos, etc.

Para concluir, registre suas respostas num gráfico em forma de +, conforme o modelo abaixo.

Olhe atentamente para cada um dos quadrantes e reflita sobre eles. Você acredita que, se colocasse um espaço de tempo entre a informação e a decisão, poderia melhorar suas opções? O que isso pode contribuir? Como se beneficiar de suas forças? Quais estratégias podem contribuir para diminuir as ameaças? A mudança de hábitos pode te ajudar?

Se desejar, faça uma lista com as três possíveis profissões/ ocupações que correspondam à sua lista de forças e oportunidades. Mas não se preocupe em fazer a escolha por um curso propriamente dito nesse momento. O objetivo aqui é ajudar no desenvolvimento da sua maturidade para a escolha profissional.

Lembre-se: quanto mais perguntas se fizer, mais respostas terá!


506 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo