• Sandra Lesbaupin

Atividades que auxiliam na Escolha Profissional - GENOGRAMA


Quer escolher uma profissão e não sabe por onde começar?

A TransformAção pode te ajudar!

Fizemos uma seleção de atividades para serem feitas por você, sem custos, e que revelam informações úteis para essa escolha. Publicaremos essas atividades semanalmente, fique ligado!

Caso queira conversar com um profissional para elaborar ou entender melhor os insights que teve com alguma das atividades, entre em contato conosco. Vamos conversar com você sobre os resultados das atividades que publicamos, sem compromisso nem custo algum!

Primeira Atividade

Genograma Profissional

Um genograma é um mapa que usa símbolos para descrever a dinâmica de uma família ao longo de várias gerações. Pense nele como uma árvore genealógica detalhada. O Genograma Profissional revela, justamente, as profissões dos membros de uma família.

Ele pode ser útil para você, que está escolhendo a sua profissão, pois dá um panorama do seu contexto familiar em relação a esse tema. Quais são os valores e caminhos que a sua família tende a escolher em relação às profissões? Há padrões? Alguém fugiu a esses padrões? Quais são as expectativas em relação a você? Etc, etc. Cada genograma traz revelações exclusivas, que dizem respeito exclusivamente à sua família.

Para começar o seu genograma profissional, esboce um desenho onde apareçam os membros da sua família até 2 gerações acima de você (avôs, pais, tios, irmãos, primos e você!) e as relações entre cada um dos membros. Veja um exemplo:

Há uma série de símbolos e critérios para elaboração de um genograma, mas para efeitos desta atividade, você pode usar apenas os básicos: círculo para mulheres, quadrados para homens; linhas horizontais para casamentos, linhas verticais para filhos. O X sobre o símbolo de uma pessoa indica que ela faleceu. Note que as gerações devem ficar alinhadas.

Não se esqueça de colocar ambas as suas famílias (do pai e da mãe, com seus quatro avós, tios e primos de ambos os lados) e, caso algum parente seu tenha se casado mais de uma vez, liste os ex-cônjuges também! Coloque, inclusive, os membros que você porventura não conheça pessoalmente - por terem morrido antes de você nascer, por terem perdido o contato com a família, etc.

Seu desenho deve ficar parecido com esse (a idade das pessoas, a causa da morte e adoções não são relevantes nesse caso, pode omiti-las):

Agora que você tem o esquema, vamos atrás das informações profissionais da sua família. Preencha os símbolos (ou escreva logo abaixo deles) com a profissão exercida por cada um. Se preciso, entreviste seus familiares para completar o desenho da forma mais precisa possível. Caso desconheça a profissão de algum membro, coloque uma interrogação no lugar. Essa informação é também relevante. Pronto!

Seu genograma profissional está feito e pode responder a inúmeros questionamentos! Olhe atentamente para ele e se faça perguntas: quais os tipos de curso que minha família costuma seguir? Todos fazem curso superior? Quais são os cursos mais valorizados? Há diferenças entre o lado do meu pai e o da minha mãe? Há diferenças entre as gerações? Há uma “ovelha-negra” profissional? Como essa pessoa é vista na família? Para minha família, como seria se eu escolhesse tal profissão? Como eles lidam com seus trabalhos e com suas escolhas?

As perguntas, caro jovem, são infinitas pois cada uma gera inúmeras outras!

Investigar as respostas pode te ajudar muito a compreender as influências (explícitas e implícitas) que você recebe da sua família na hora de escolher a sua profissão. E essa compreensão é, muitas vezes, libertadora! Mãos na massa!


1,914 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo